VÁ PARA ESSE BLOG

19 de setembro de 2011


Moda Primavera-Verão, dicas para compor looks com estampas tropicais


Moda Primavera-verão, dicas para compor looks com estampas tropicais.
Se existe uma estampa que nunca sai de moda, e que chega com tudo nas coleções Primavera-Verão, é a floral. “Ela remete à natureza e ao feminino, por isso está sempre em alta”, afirma a consultora de imagem pessoal e corporativa Marcele Goes, diretora da Estilo Sob Medida e membro da AICI (Associação Internacional de Consultoria de Imagem). O que muda, segundo a especialista, é somente a forma de o desenho aparecer em relação ao tamanho, cor, tecido e expressão (mais figurativo ou abstrato).
Os animais estilizados, como araras e tucanos, também marcam presença em blusas, calças e biquínis. “Algumas coleções trazem calças estampadas, mas não necessariamente vai pegar a ponto de vermos muitas pessoas usando nas ruas, pois é a peça mais difícil de combinar”, observa Marcele.
Para criar o look sem deixá-lo “pesado” é interessante, em primeiro lugar, escolher uma estampa que não seja grande demais para o tamanho da pessoa. Em segundo, é importante considerar quanto do corpo o desenho vai cobrir.Por exemplo: cintos ou lenços estampados ocupam áreas pequenas, permitindo acrescentar algo mais. Agora, se a escolha for uma saia longa e ainda estampada, o restante deve ser liso para haver um equilíbrio.
Além dessas proporções, as cores também influenciam. Motivos chamativos com tons contrastantes podem não permitir muita combinação com outras estampas ou acessórios.
E será que vale compor floral com roupas listradas? “Vale, desde que as cores combinem entre si e que uma prevaleça sobre a outra. Duas estampas competindo no look podem transmitir uma imagem confusa”, alerta a especialista.

Para acertar na composição do visual, a consultora de imagem Marcele Goes dá cinco dicas importantes:
1. Decida qual peça do visual quer que chame atenção e, então, escolha todo o resto mais discreto. Este pode ser um artifício para ter uma peça estampada no look, mas não chamar atenção para ela.
2. Menos é mais em alguns casos! Se ficar em dúvida achando a estampa chamativa para combinar com outro motivo ou cor, opte pelo neutro básico (branco, preto, marrom ou cinza).
3. Use desenhos que você realmente amou, pois estampas exigem atitude.
4. Use motivos em áreas que você queira chamar atenção ou que não tenha problema em aumentar visualmente.
5. Estampas grandes e cores chamativas não são adequadas para ambientes de trabalho que exijam formalidade.
0

0 comentários:

Postar um comentário